Fobias:
.
O medo provocado por estímulos aversivos desencadeia um reflexo emocional. Isto porque o estresse e trauma são armazenados como memórias em certas partes do cérebro. Este armazenamento é chamado de "medo condicionado". E é como a fobia é criada.
O medo condicionado é o método pelo qual os organismos aprendem a sentir medo de um novo estímulo. é uma forma de aprendizagem na qual o medo é associado com um contexto particular neutro (por ex., uma sala) ou um estímulo neutro (por ex., um tom). Isto pode ser feito por parear um estímulo neutro com um estímulo aversivo (por ex., um choque, barulho alto, odor desagradável). Eventualmente, o estímulo neutro sozinho pode eliciar o estado de medo.
.
.
Acrofobia
.
A acrophobia é o medo de altura e pode ser muito perigoso, já que, quando a pessoa se encontra em um lugar alto, a chance de entrar em pânico para sair da situação é bastante grande.
.
.
Para curar:
.
1- Aprenda sobre o seu medo; a incerteza é uma grande causa. Entender o significado e o que leva a ter acrofobia pode ajudar a apagá-lo;
2- Tente superar por etapas, criar familiaridade aos poucos será mais fácil de controlar esse sentimento;
3- É mais fácil superar o medo quando você está com alguém que não sente a mesma coisa, pois essa pessoa vai te encorajar;
4- Conversar sobre a acrofobia é uma boa dica: você divide suas frustrações e elas passam a não parecerem tão difíceis;
5- Raciocine antes de entrar em desespero. Se você estiver no alto de um prédio, veja que não está sozinho e que realmente está em segurança;
6- Faça um exercício de relaxamento. Feche os olhos, imagine a altura que você sentiria medo e devagar vá controlando esse sentimento. Você se sentirá melhor!
7- Procure ajuda de um terapeuta. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos;
8- Para melhorar esta fobia, a terapia consiste em aplicar exercícios gradativos para que o paciente consiga controlar sua respiração, ansiedade e o medo.
.
.
.
.
Bem, isto foi o que vi na internet, e até para mim que não sou boa no assunto não gostei :S
Mas eu tenho um amigo que tem isso essa fobia :/ Eu não entendo ao certo como funciona no cérebro, o que a pessoa sente e essas coisas... Mas eu acho que tem uma forma de curar, sei lá, vou aplicar a minha fórmula com ele, se ele deixar claro, ela é bem diferente e talvez seja errada, mas acho que dá para superar, vai depender do que será mais forte nele, o medo ou o desejo (?). Bem, Igor que me aguarde e que conte o resultado para vocês depois, se foi bom, ou não.
:*
Assinar:
Postar comentários (Atom)

O texto não saiu justificado - depois mudo.
ResponderExcluirE ainda não tá aparecendo a barrinha de cores, deve ser algo que eu tenha retirado :~ Quando o pc tiver bom eu vejo isso direitinho. :)
O medo é uma Normose?
ResponderExcluirBem...
Meu medo de cães e lugares altos, sim...
Mas pelo menos, vou me curar, he he...
Medo, medo, medo...penso que isso seja uma maneira do cérebro de hesitar certas coisas que seu corpo sente insegurança.
ResponderExcluirO tratamento ou a cura já está há séculos escrito em sua Bula...só basta ler e exercitá-la.
Simples e desafiador. ;D~
.espero
ResponderExcluir=P =}
^^
Não sei a cura. Mas eu tenho coragem se não olhar para o brinquedo por exemplo, e eu sei q posso lidar com o tratamento (ou não), preciso me curar. Fui no hopi hari, no evolution, tive coragem para ir nele, mas quando começou a funcionar eu entrei em pânico. As pessoas pediam pra ele subir de novo enquanto eu gritava q não, e então eu quase morri. Fiquei mt desesperada e não consegui controlar, e então eu comecei a chorar mt, mt mesmo. Não me sentia em segurança e tava sustentada pela alavanca, não conseguia ficar igual os outros com os pés "na cabine", e parecia escorregar, então eu chorei mt. Não via como sair dali, e certeza q isso é 1 fobia. Consigo superar certas alturas, desde q não olhe diretamente a altura q estou, mas estes brinquedos q interagem de modo direto com ela, eu entro em puro pânico e isso se torna perigoso. Tenho muita vontade de controlá-lo... e preciso saber 1 modo eficiente, mesmo q tenha de me arriscar umas poucas vezes. Estou totalmente disposta a me ajudar, eu sabia q tinha 1 certo problema com altura, mas não sabia até então que chegava a ser 1 fobia.
ResponderExcluir